TCU votará o edital do 5G dia 18 de agosto, diz Fábio Faria

O ministro das Comunicações também afirmou que, até o final deste ano, algumas capitais terão o sinal 5G standalone ativo.

193

Leer en español

O ministro das Comunicações do Brasil, Fábio Faria, informou a data de votação do edital do 5G pelo Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com o ministro, o TCU votará o documento no dia 18 de agosto, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá publicar o edital até sete dias depois.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 14, Faria relatou ter recebido um comunicado do ministro relator Raimundo Carreiro, do TCU, com informações atualizadas sobre a licitação. 

“A área técnica vai entregar [o parecer sobre o edital] no dia 8 de agosto ao gabinete do relator, antecipando em 1 mês e 4 dias. O relator, que teria até 15 dias para votar, também reduziu o prazo em 5 dias. E o edital será votado no TCU no dia 18 de agosto, às 10 horas da manhã, em uma reunião extraordinária”, disse o ministro.

Faria acrescentou que já conversou com Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel. O presidente disse que devido à “grande interação com o TCU e o Ministério das Comunicações”, será possível publicar o edital em até sete dias, depois de receber o parecer do tribunal.

O ministro também confirmou que o sinal 5G estará ativo nas 27 capitais do até julho do ano que vem. “Inclusive, podemos ter até o final deste ano algumas capitais com 5G standalone funcionando, de acordo com o feedback que eu recebi das empresas”, afirmou Faria.