TIM e Huawei atingem a maior velocidade de 5G standalone no Brasil

A operadora alcançou a velocidade de 1.8 Gbps em uma demonstração do 5G “puro”

0
138

Leer en español

Enquanto expande o alcance do seu serviço de quinta geração usando o compartilhamento dinâmico de espectro (DSS, na sigla em inglês), a TIM se prepara para lançar sua rede comercial de 5G standalone (“5G puro”).

Com a Huawei, a operadora fez um teste de conexão 5G standalone e alcançou a velocidade de 1.8Gbps, muito superior à oferecida pelas redes 4G até agora e, segundo a empresa, a maior já atingida no Brasil.

A TIM usou 100 MHz de banda com a rede da Huawei e o smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G para a demonstração. Para a operadora, os resultados apontam o potencial de capacidade que virá com o 5G.

Implementar redes da quinta geração com o padrão puro, que não depende mais da base 4G, é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e a competição no mercado, afirmou o Diretor de Tecnologia e Informação da TIM, Leonardo Capdeville.

No entanto, a TIM alertou que, para lançar sua nova rede, é necessário que o leilão do 5G aconteça primeiro. A Agência Nacional de Telecomunicações espera que a licitação para as bandas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz aconteça no primeiro semestre de 2021.

Até o momento, a implementação da tecnologia pela TIM no Brasil se concentra em 5G via DSS. Dados da empresa indicam que o serviço chegava a 12 cidades do país até março deste ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here